Selma Inocência, uma jornalista de referência obrigatória em Moçambique, conhecia-lhe apenas pela televisão, através dos seus admiraveis programas de resportagens de investigação, e nunca me passou pela cabeça que um dia, na jornada da vida, teria a oportunidade de conhecê-la e tecer laço de amizade. Mas porquê estou eu a citar Selma Inocência neste texto com um trecho de vídeo que "não lhe diz respeito"? É porque não teria chegado ao vídeo sem a sua ajuda. Mas, de que forma ela ajudou-me?
Equanto cursava Jornalismo em Maputo, inscrevi-me para um curso de Jornalismo Televisivo de seis meses (Mídia Lab) da IREX e foi lá onde conheci, pessoalmente, Selma Inocência que, no entanto, era a nossa mentora. Dado a sua característica de trato facil e humildade, para além de mentora, a relação entre ela e os mentorados (incluindo eu
) evoluio também para amizade.

Num desses dias, lá para o final do Curso, recebi uma chamada dela propondo-me uma oportunidade de colaborar para uma Revista Economica denominada Business Connect. Não hesitei, abracei a oportunidade e uma semana depois já era quadro junior da empresa Sublime Media Africa (detentora da revista) e durante dois anos tive a honra de partilhar o mesmo espaço com um outro conceituado jornalista português chamado Mário Lino, com quem aprendi "n" coisas - a mais impressionante, "pensar, sempre, fora da caixa".
É durante a minha passagem por esta revista que entrevistei Rui Mesquita, um jovem empreendedor fundador da Mozambikes. Portanto, é aqui onde acontece a magia
e eu nem sabia
.


Entre eu e o Rui foram três anos sem nehum contacto depois daquela entrevista. Portanto, no final de 2018, depois de ter fundado a Associação Cidadãos de Moçambique, escrevemos um projecto social denominado NGINGA e não tinhamos ideia de onde buscar recursos financeiros para a sua operacionalização. Durante as minhas longas meditações, foi então que ocorreu-me o nome de Rui Mesquita. Liguei-lhe. Abordei-lhe sobre a nossa ideia e sem hesitar ele abraçou e ajudou-nos a materializar.
Depois do lançamento oficial do NGINGA, tivemos um impacto e notoriedade que nunca antes pensamos. Outras empresas, incluindo bancos, juntaram-se a nós e outras pessoas singulares, nacionais e internacionais, também acarinham o projecto. Este vídeo acima é também parte deste sucesso.