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sexta-feira, 5 de junho de 2015

NOVOS MEDIA E AS RELAÇÕES EXTERIORES

O advento dos novos Media alterou praticamente todos os aspectos da nossa sociedade. E, a política externa não fica para trás. Actualmente acostumamo-nos a receber notícias e comentários a partir de novas fontes – o espaço virtual em forma de tweets, atualizações do Facebook, blogs, etc. - Além da media tradicional. Isto implica menos controlo sobre o fluxo e fonte de informação.

O jornalismo cidadão está tomando destaque e fazendo passos na nova paisagem da media. Com isso, o acesso à informação tornou-se mais fácil, especialmente em países onde a Internet não é restrita. Isto significa que os países também têm que mudar a maneira como eles se relacionam com outros países.

Claro que houve efeitos negativos. Mas, também temos visto alguns dos principais desenvolvimentos e melhorias em termos de resposta aos desafios que se abatem sobre a humanidade nesta era digital. As Relações internacionais mudaram com o aparecimento de novos meios de comunicação. Essas mudanças trouxeram campanhas hashtag que transcenderam as fronteiras e a burocracia.

Um bom exemplo de lembrar é a ameaça à segurança e ao terrorismo colocada pelo Boko Haram na Nigéria. Quando esses terroristas sequestraram mais de 200 alunas a campanha #BringBackOurGirls ecoou dentro e fora da Nigéria, incluindo o envolvimento de Michelle Obama, a primeira-dama dos Estados Unidos da América. Se novos meios de comunicação, em forma de tweets e hashtags, levam a soluções é outra questão. Mas é óbvio que a diplomacia na era digital tornou-se globalizada.

O activismo em Direitos humanos do grupo de blogueiros “zona 9” (que atualmente estão detidos e prestes a enfrentar julgamento na Etiópia) tem sido fundamentais para chamar a uma postura sólida da comunidade internacional em garantir a democratização e a liberdade de expressão para impulsionar o desenvolvimento na Etiópia.

O uso de blogs como uma ferramenta para destacar uma questão de interesse nacional e chamar a atenção da comunidade de agir é um indicador da crescente influência da mídia social em política externa. Esse é o poder do poder na era digital. A velocidade com que a informação é difundida é mais significativa do que a mídia tradicional.


O uso dos Media sociais para campanhas contra a injustiça e a corrupção continua a desempenhar um papel fundamental na sua erradicação. Pode não haver resposta imediata a estes problemas sociais globais, mas um pouco de persistência, por parte dos activistas, pode gradualmente trazer a mudança que queremos ver. A medida em que as informações estiverem postadas online nas redes sociais transformam-se em uma génese de uma melhor aplicação da política externa.

Adaptado por Rogério Marques do Autor Charles Mensah - blogueiro baseado em Gana. 

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