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sábado, 26 de março de 2016

"Anualmente reprova um estudante por plágio na disciplina de Metodologia de Investigação Cientifica"


O plágio em trabalhos de culminação de curso – uma prática pouco ética – em universidades moçambicanas tem sido um denominador quase que comum. Os estudantes na sua maioria forma-se, porém tornam-se fobicos em relação a escrita de suas monografias, o que podia ser amigo dos académicos torna-se grande inimigo. O que devia durar pouco tempo, leva mais tempo do necessitado. Tal como podemos ver, recentemente, foi publicado um estudo por Peter Coughlin que dava conta que cerca de 75% de teses nas principais universidades moçambicanas têm plágio.

Mário Fonseca, docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane

Nesta esteira conversamos com docente universitário e investigador Mário Fonseca e de lá ficamos adentro de algumas nuances que demarcam esta problemática de cabelos brancos. Nas próximas entrelinhas, Fonseca compartilha connosco a sua experiencia como docente da disciplina Metodologia de Investigação Cientifica – MIC bem como as técnicas por ele usadas de modo a controlar o nível de plágio em trabalhos realizados na sua cadeira.

Que temáticas são lecionadas semestralmente na cadeira de metodologia de investigação científica?

A primeira tem a ver com as bases de investigação em ciências sociais. Como a investigação começou a fim de compreendermos os paradigmas deste campo de estudo.

Depois evolui-se para a pesquisa em si, pensada de forma teórica, isto é, o que um pesquisador deve ter em conta para fazer a investigação. Quais são as etapas que nós precisamos cumprir para que nos considerarmos que estamos a fazer um trabalho de investigação? Como é que podemos identificar um problema científico? Estas discussões ajudam-nos a compreender o que é um problema científico e outro que não seja desta natureza até chegarmos a fase em que o estudante sabe formular hipóteses, situar o seu discurso dentro de um paradigma de pesquisa, esteja enfim habilitado a ir para o campo.

Embora não tenhamos tido tempo para que o estudante vá ao campo, temos feito um esforço para que está etapa seja praticada. O estudante recolhe informações e produz um relatório contendo a interpretação dos resultados e a sua respetiva conclusão.
De forma resumida podemos dizer que temos três etapas nomeadamente: A primeira é ensinar os estudantes como é que surgem os métodos. A segunda é aquela em que nós ensinamos a parte teórica: o que é um trabalho científico? A terceira e última é a Recolha de dados para a sua posterior interpretação em um relatório de pesquisa.

As temáticas ajudam ao estudante a compreender a importância de uma pesquisa científica?

Essa pergunta seria mais complicada se perguntasses em que medida, mas dito desta maneira, naturalmente que ajuda nem que seja em 20%.

Na avaliação dos trabalhos que recomenda aos estudantes, usa alguma técnica de deteção de plágio?

É preciso reconhecer que não é fácil controlar o plágio. Dependendo do nível em que o estudante plagia. Porque existe uma espécie de “plágio” em que provavelmente o estudante por falta de atenção deixa de referenciar, mas não sendo este um comportamento intencional. Porém atenção que este tipo de plágio, não pode ser detetado, no mesmo trabalho, mais de duas vezes.

Em segundo lugar, existe um plágio mais fácil de identificar, aquele que consiste em copiar um trabalho inteiro e ir mudando alguns aspetos aqui e acolá. Não obstante seja a coisa que menos desejo dos meus estudantes, anualmente, sem falha, reprova um estudante por plágio. E os casos que eu encontrei são os de grandes quantidades de páginas plagiadas. O estudante pega, por exemplo, a seguinte frase: “educação politécnica e a escola de trabalho em Moçambique” e troca o Moçambique por Gaza.

Agora com o advento da internet ficou um pouco mais fácil identificar plágios. Há pogramas específicos que ajudam para tal. E o que eu uso é o motor de busca Google, isto é, o trabalho de que suspeito ter algum tipo de plágio, copio os trechos e coloco-os no Google para ver a correspondência ou semelhança. Caso encontre uma correspondência igual ou acima de 50 % no sentido e na forma, este é um trabalho que nem vale a pena considerar.

Qual é a Critica que faz a iniciação científica na Escola de Comunicação e Artes?

O tempo nunca é suficiente para fazermos nada. O tempo não é suficiente para ensinar um estudante a investigar, mas o principio é que nem todos os estudante se mostraram apaixonados com o ramo de pesquisa em sim. Se os desenhadores do currículo pusessem a enfase na iniciação cientifica. Isso iria lesar os outros que estão ali mas somente querem ser apresentadores de televisão de noticiário, então é preciso colocar uma dose em tudo.

O tempo não é suficiente, mas é o tempo que temos que saber trabalhar dentro das limitações. Agora, se nós estamos num bom caminho, eu acho que nós estamos a aprender. Na minha curta experiencia na lecionação desta cadeira – Métodos de Investigação Cientifica – primeiro comecei com os trabalhos escritos apenas e depois há o problema que não conseguimos controlar em que medida é o trabalho pertence ao estudante, então introduzi a apresentação e defesa do trabalho escrito. Porquê?

Porque apercebi-me que no fim do curso. Quando os estudantes vão defender a monografia eles enfrentam mais dificuldades de apresentação e defesa. E as dificuldades, muitas vezes não porque o estudante não tem conhecimento, isto sim, porque ele nunca falou em público. Nesta lógica realizamos uma oficina de comunicação com este intuito e um pouco mais para conhecer quem são aqueles que têm inclinação para a área de pesquisa e os opostos.


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