É possível aprender a pensar? Ninguém nasce sabendo pensar. O pensar é uma
aprendizagem que o ser humano carrega para a vida toda. É uma realidade
absolutamente nova em relação a tudo que existe no mundo. Nos primórdios o ser
humano tinha a rudeza que apenas o separava do animal bruto. O ser humano
trilhou uma longa caminhada.
VAMOS PENSAR O PENSAR?
1. Do pensar espontâneo ao pensar reflexo.
Todo ser humano pensa. Mas nem sempre o faz de maneira reflexa. O pensar espontâneo fixa-se no objeto pensado. Termina praticamente aí seu processo de conhecimento. Interessa-nos aqui “aprender a pensar”. Isso significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexo, segundo, mediado.
2. Provocador do processo.Como aprender a entrar nesse processo e não permanecer unicamente no simples pensamento direto, imediato, espontâneo? O segredo está em saber levantar perguntas, aprender a aprender. O segredo do pensar: alguém prenderá a pensar à medida que souber fazer-se perguntas sobre seu pensamento. A capacidade de avançar na reflexão depende de ir se fazendo perguntas, respondendo-as e, em seguida, levantando novas perguntas a estas respostas até esgotar toda a facúndia interrogativa.
3. Experiência na
base da pergunta.VAMOS PENSAR O PENSAR?
1. Do pensar espontâneo ao pensar reflexo.
Todo ser humano pensa. Mas nem sempre o faz de maneira reflexa. O pensar espontâneo fixa-se no objeto pensado. Termina praticamente aí seu processo de conhecimento. Interessa-nos aqui “aprender a pensar”. Isso significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexo, segundo, mediado.
2. Provocador do processo.Como aprender a entrar nesse processo e não permanecer unicamente no simples pensamento direto, imediato, espontâneo? O segredo está em saber levantar perguntas, aprender a aprender. O segredo do pensar: alguém prenderá a pensar à medida que souber fazer-se perguntas sobre seu pensamento. A capacidade de avançar na reflexão depende de ir se fazendo perguntas, respondendo-as e, em seguida, levantando novas perguntas a estas respostas até esgotar toda a facúndia interrogativa.
TRÊS ATITUDES PARA SABER PENSAR:
I. O que diz a realidade? Distância: momento objetivo. A arte de pensar inicia com uma pergunta sobre a realidade. É um momento de humildade, de escuta, de honestidade objetiva. A arte de pensar começa com a educação da leitura, despojando-se, enquanto possível, dos preconceitos ideológicos, religiosos, dogmáticos.
PENSAR AS PARTES NO TODO E O TODO NAS PARTES
Aprender a pensar encontra-se numa encruzilhada: a superespecialização, que fragmenta os conhecimentos de tal forma que se perde a noção do conjunto. Saber pensar é precisamente situar os problemas, as realidades em seus contextos. Um pensar multidimensional, que se opõe ao fragmentar, ao compartimentar e ao pulverizar os saberes.A cultura do estudo e da leitura.Cultura do estudo significa hábitos comuns, comportamentos normais, referências consensuais de que estudar, ler, não é loucura, mas deveria ser o normal de alguém que vive no mundo de hoje. Ler e estudar fora de aula e por gosto deveria ser um hábito cultivado desde os jovens anos de vida.
Referencia BibliografiaAprender a pensar: um breve ensaio filosófico - Síntese do cap. 2 de INTRODUÇÃO À VIDA INTELECTUAL – JOÃO BATISTA LIBANIO, Loyola.
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