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segunda-feira, 30 de março de 2015

REPENSANDO A PARTICIPAÇÃO INCLUSIVA

www.unicef.orgMoçambique é um país com cerca de 20 069 738 habitantes de acordo com o senso de 2007 e destes estima-se que  1.500.000 são portadores de deficiência. No entanto este grupo de indivíduos, na sua maioria, tem uma participação ínfima nos domínios da vida politica, social, económica, cultural, etc. dado que, variadíssimos factores concorrem, literalmente, para a sua exclusão.

* Os deficientes visuais encaram diversas dificuldades na área de educação, pois as bibliotecas públicas, bem como privadas não oferecem livros no sistema de código Braille. Sendo assim, torna-se difícil, para eles, a leitura de manuais.

Há quem pode dizer que a tecnologia é a solução para este problema porque hoje temos softwares sofisticados com inteligência suficiente para ler os ficheiros digitais. Não nego esta premissa, porem é preciso questionar quantos cegos possuem e sabem manejar o computador? Será que todos os livros de que precisam estão devidamente digitalizados?

* Temos escassez de professores capacitados a ensinar um deficiente, sobretudo auditivo e visual. Proponho que as Universidades com a inclinação pedagógica reformulassem o currículo e procurassem integrar técnicas de ensino a pessoas portadoras de deficiência. As escolas e sistemas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos. Quantos professores recentemente formados estão habilitados a ensinar um cego? Um mudo?


* Os nossos edifícios tem sido, também, um calcanhar de Aquiles para muitos paralíticos… sem querer tocar a questão dos transportes… Parecem pequenos problemas, mas se reflectirmos iremos compreender que os efeitos deles advindos são de grande impacto na negativa. Participação Inclusiva é uma realidade ainda distante no contexto moçambicano. Precisamos repensar!

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